quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

AÇUDE CASTANHÃO


Açude Castanhão.

O Açude Castanhão tem capacidade para acumular 6,7 trilhões de m3 de água. Projeto para garanti o abastecimento do vale do Jaguaribe, dos distritos industriais de Maracanaú, Horizonte, Pacajus e Percém, e da região metropolitana de Fortaleza para os próximos 30 anos. O Castanhão potencializa o desenvolvimento da região com a implantação de projetos voltados para a geração de emprego e renda à população cearense. O açude também evitará inundações de cerca de 45 mil hectares de várzeas irrigáveis e das cidades ribeirinhas situadas no Baixo Vale do Jaguaribe.
Este açude custou cerca de 190 milhões de dólares.
A construção do castanhão foi um projeto criado para o controle das cheias e para ajudar na agricultura da região, assim garantindo água o anotado, independente se estivesse no período de chuvas ou não. Para sua construção foi preciso destruir uma cidade inteira e deslocar os moradores para outra cidade ( Nova Jaguaribara). No ano de 2004, o Castanhão chegou a seu limite de capacidade e foi preciso abrir as comportas para que uma boa quantidade de água, escapasse, passando a aumentar o nível de água de rios, e açudes do vale do Jaguaribe.

Feira de Ciência 2007
Alunas: Nádila e Sara
1º Ano A
Professor: Aluízio Rodrigo

Padaria Espiritual

Padaria Espiritual.

A Padaria espiritual foi um movimento de cunho intelectual criada por Antonio Sales em 30 de maio de 1892 foi instalada na cidade de fortaleza, cujo lema era alimentar com Pão o espírito dos sócios e da população em geral.
A padaria adotava o mesmo padrão de uma padaria real.
- Forno : sede do movimento
- Padeiro-mor: O Presidente
- Forneiros: Secretários
- Gaveta: Tesoureiro
- Investigador das causas e das agentes: bibliotecário
- Amassadores: sócios.
A cada domingo era publicado um jornal chamado o Pão, que relatava as obras criadas dos membros da sociedade. A padaria espiritual durou 6 anos de 1892 à 1898.
O trabalho foi apresentado com o histórico da Padaria Espiritual, biográficos dos principais amassadores (sócios), sendo eles: Adolfo Caminha, Antonio Sales e Leonardo Mota, em seguida a explicação do Pão, o Jornal e suas publicações com um aluno representando um padeiro amassando a massa, e a prova do mesmo, incluindo versos dos sócios e um relaxamento assim concretizando a atenção e harmonia que os sócios deviam ter para criar suas obras.

Feira de Ciência- 2007
Turma: 9º ano B – Professor Estelio.
Alunos: Hennela Mara, Jaqueline, Jéssica, Samilla, José Alex, Michael Jeffeson, Nara Raquel, Neucivânia e Raquel Mendes.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Aplicação do Cabri Gèométre

Trabalho apresentado na feira de ciências.
Cabri é um software de origem Francesa utilizado para formar figuras geométricas diversas,tanto de tamanho quanto de variedades. Esta experiência foi realizada na feira de ciência pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Arsênio, orientados pelo professor Elber Santiago.
Material Utilizado:data show,computador e muita criatividade.

OBMEP- 2007

A EEFM ARSÊNIO FERREIRA MAIA, parabeniza o aluno Dilberto Chaves Lima, 9º ANO por sua colocação na 3ª Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Premiação Nacional nível 2
6º lugar - MEDALHA DE OURO.Mensagem: Os sonhos são impossíveis até serem alcançados. Respeite sua intuição e coragem será sua guia. Sucesso.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

DOM AURELIANO MATOS.


Dom Aureliano Matos, 1ºBispo da Diocesse de Limoeiro do Norte.Uma das pessoas que mais trabalhou pelo desenvolvimento dessa terra.Trabalhou também para a construção da Rádio Educadora Jaguaribana a primeira emissora do Vale do Jaguaribe, Palácio Episcopal, Hospital e Maternidade São Raimundo, Faculdade Dom Aureliano Matos (FAFIDAM),Depois do seu falecimento foi doado seu nome á avenida principal de Limoeiro do Norte a Famosa Dom Aureliano Matos.