
Ô de Casa.
Doce de mocotó.
- Nossa reportagem se encontra aqui na residência da Senhora dona Terezinha Soares Silva.
- Dona Terezinha, boa tarde, somos alunos da EEFM Arsênio Ferreira Maia, estamos fazendo um trabalho sobre os costumes e hábitos do povo da nossa comunidade e gostaria de saber da senhora como surgiu a idéia de fazer doce de Mocotó de Boi?
- Boa tarde, Essa idéia, como vocês falaram, surgiu de uma necessidade. Por volta de 1950, uma das minhas irmã se encontrava muito doente, fraquinha, raquítica sem ânimo pra nada, certo dia recebemos a visita dos Padres Capuchim que andavam visitando as famílias. Minha mãe Rosena, conversando com esses padre, falava da situação da minha irmã Lourdinha,que estava muito doente. Eles recomendaram que fizesse esse doce que era muito bom. Servia como fortificante para reabilitar a mente e corpo. Minha mãe perguntou como fazia, ele disse: - eis quais os ingredientes.
Ingredientes: Mocotó de Boi , Açúcar, canela.
Modo de fazer: Para dez quilos de mocotó, leva dez quilos de açúcar.
Coloca o mocotó para cozinha com bastante água, até soltar do osso. Tira do fogo deixa esfriar e passa numa peneira (de ferro), em seguida coloca o açúcar e leva novamente ao fogo, mexendo de vez em quando, pode colocar cravo e eva doce a gosto. Pra dar o ponto, deverá passar aproximadamente 24 horas no fogo. Quando ficar bem ligado que quando você pega na colher e não solta, ai está no ponto. Coloca no depósito, cobre com pó de canela e deixa esfriar, não leva a geladeira. Pode comer 2 a 3 vezes por dia um colher de sopa. Você vai ficar forte, como ficou Lourdinha, que ainda hoje é viva. Esperimente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário